Comprei este conjunto ("set") de Autorama da Estrela há poucos dias, pelo Mercado Livre. Novo, na caixa, sem os carrinhos.
O autorama realmente é novo, tudo "zero bala". Não me importei que viesse sem os carrinhos, porque os da Estrela são bem feiosos, sem qualquer atrativo. E hoje se encontra relativamente fácil as réplicas escala 1/32, que rodam nessas pistas e que são lindíssimas e detalhadas. E encontrar um autorama da estrela novo me pareceu sensacional!
Só que não. Não é bem assim. Ao montar a pista já percebi o plástico de baixa qualidade, com "manchas", acho que plástico reciclado. O encaixe das peças é péssimo, muito difícil de ajustar. Quando ajusta bem, em alguns casos o metal da fenda se eleva e desencaixa. Mesmo assim, segui adiante. Descobri que a pista é bem grande e não cabia na minha mesa (de pingue-pongue, tamanho 3 x 1,5 m.), então juntei duas curvas de um conjunto cinza antigo e sobraram cinco retas do novo. O circuito ficou desta forma:
Há uma super-curva inclinada de um lado e uma curva com estreitamento de outro. |
Gostei da fonte (transformador), novinho e bivolt, 12 VCC, 50/60 ciclos.
A cor dos aceleradores é muito feia e as conexões foram uma surpresa. A reta de ligação tem duas entradas "fêmeas" e um pino, sendo o inverso com os aceleradores, que tem dois pinos e uma entrada fêmea. Algo que causa estranheza, uma vez que todos os aceleradores de slot car tem 3 pinos. Acho que no mundo todo.
Então, se você quiser ou tiver que usar outro acelerador, terá que fazer uma adaptação com encaixes ("luvas") de latão:
Agora a pista já está montada e já chegaram os carrinhos. Hora do teste: os carrinhos réplicas quase não param em cima da pista. Fazer curvas é praticamente impossível. Analisei que poderiam ser os pneus dos carros, ou que os carros tivesse muito motor para a pista. A primeira conclusão que cheguei é que com o acelerador para réplicas (ver post aqui) era muito mais difícil de pilotar do que com o acelerador Estrela. Porém, mesmo assim, não dava para correr. Percebi, no entanto, que nas duas curvas cinzas o carrinho se comportava melhor, mais agarrado.
Comecei a mexer nas pistas velhas que tenho em casa, fiz um circuito misto e após diversas tentativas e capotamentos descobri o problema: esta pista nova, da era Senna, cor preta, NÃO TEM IMÃ! A pista não é imantada. E as réplicas tem imã e sem o contraposto não há aderência.
Veja abaixo uma foto comparativa das três pistas que tenho:
Seta vermelha: pista autorama Estrela / Marca de um Campeão, sem imã, plástico de baixa qualidade.
Seta azul: pista autorama Estrela / Fittipaldi Alta Rotação, com imã médio, plástico de boa qualidade.
Seta verde: pista slot car Polistil, made in Italy, com imã forte, plástico excelente.
Chegando ao fim, esclareço que desfiz todo o circuito e guardei a pista nova na caixa. Montei outro circuito com as pistas velhas, aproveitando do novo autorama a reta de ligação, a fonte e os aceleradores. O circuito atual será tema de outro post.