8 de setembro de 2016

Autorama Estrela Senna Marca de um Campeão

Autorama Estrela Senna Marca de um Campeão













Comprei este conjunto ("set") de Autorama da Estrela há poucos dias, pelo Mercado Livre. Novo, na caixa, sem os carrinhos. 

O autorama realmente é novo, tudo "zero bala". Não me importei que viesse sem os carrinhos, porque os da Estrela são bem feiosos, sem qualquer atrativo. E hoje se encontra relativamente fácil as réplicas escala 1/32, que rodam nessas pistas e que são lindíssimas e detalhadas. E encontrar um autorama da estrela novo me pareceu sensacional! 
Só que não. Não é bem assim. Ao montar a pista já percebi o plástico de baixa qualidade, com "manchas", acho que plástico reciclado. O encaixe das peças é péssimo, muito difícil de ajustar. Quando ajusta bem, em alguns casos o metal da fenda se eleva e desencaixa. Mesmo assim, segui adiante. Descobri que a pista é bem grande e não cabia na minha mesa (de pingue-pongue, tamanho 3 x 1,5 m.), então juntei duas curvas de um conjunto cinza antigo e sobraram cinco retas do novo. O circuito ficou desta forma:
Autorama Estrela Senna Marca de um Campeão
Há uma super-curva inclinada de um lado e uma curva com estreitamento de outro.
Gostei da fonte (transformador), novinho e bivolt, 12 VCC, 50/60 ciclos.

A cor dos aceleradores é muito feia e as conexões foram uma surpresa. A reta de ligação tem duas entradas "fêmeas" e um pino, sendo o inverso com os aceleradores, que tem dois pinos e uma entrada fêmea. Algo que causa estranheza, uma vez que todos os aceleradores de slot car tem 3 pinos. Acho que no mundo todo. 
Autorama Estrela Senna Marca de um Campeão

Então, se você quiser ou tiver que usar outro acelerador, terá que fazer uma adaptação com encaixes ("luvas") de latão:

Agora a pista já está montada e já chegaram os carrinhos. Hora do teste: os carrinhos réplicas quase não param em cima da pista. Fazer curvas é praticamente impossível. Analisei que poderiam ser os pneus dos carros, ou que os carros tivesse muito motor para a pista. A primeira conclusão que cheguei é que com o acelerador para réplicas (ver post aqui) era muito mais difícil de pilotar do que com o acelerador Estrela. Porém, mesmo assim, não dava para correr. Percebi, no entanto, que nas duas curvas cinzas o carrinho se comportava melhor, mais agarrado
Comecei a mexer nas pistas velhas que tenho em casa, fiz um circuito misto e após diversas tentativas e capotamentos descobri o problema: esta pista nova, da era Senna, cor preta, NÃO TEM IMÃ! A pista não é imantada. E as réplicas tem imã e sem o contraposto não há aderência. 

Veja abaixo uma foto comparativa das três pistas que tenho:
Seta vermelha: pista autorama Estrela / Marca de um Campeão, sem imã, plástico de baixa qualidade.
Seta azul: pista autorama Estrela / Fittipaldi Alta Rotação, com imã médio, plástico de boa qualidade.
Seta verde: pista slot car Polistil, made in Italy, com imã forte, plástico excelente.

Chegando ao fim, esclareço que desfiz todo o circuito e guardei a pista nova na caixa. Montei outro circuito com as pistas velhas, aproveitando do novo autorama a reta de ligação, a fonte e os aceleradores. O circuito atual será tema de outro post